Oração, jejum, esmola e… internet

chicercate.netOração, jejum, esmola e internet, muita internet. Isso mesmo. Leu bem.

Se Santo Agostinho diz que o jejum e a esmola são “as duas asas” necessárias para a nossa oração se elevar até Deus, o sítio da internet que lhe vou apresentar pode ser considerado uma espécie de turbo. Tudo isto sem pôr em causa a necessidade de fazer penitência na quaresma. Até porque o sítio proporciona-lhe — veja lá! — um cilício digital. A plataforma digital de que lhe falo é Chi Cercarte? (Quem procurais?) a residir em www.chicercate.net. Já percebeu que a plataforma é italiana, a único obstáculo para não usufruir plenamente do serviço, mas nada que o tradutor do Google não possa resolver. Garanto-lhe, valem bem os minutos gastos nesta página.

Em síntese trata-se de uma plataforma digital, criada por grupo de jornalistas italianos, para viver a quaresma e a páscoa. “A ideia nasceu da insistência do papa Francisco na “Igreja em saída” — explica Bernadelli, coordenador do blogue colectivo VinoNuovo.it —. Perguntámo-nos: além de discutir as reformas da Cúria e entrevistar os padres de estrada, não será a hora de começarmo-nos a interrogar sobre qual poderia ser uma comunicação católica diferente, pensada verdadeiramente como uma experiência “em saída”, capaz de falar também com quem está “fora”.

Online desde 18 de Fevereiro, quarta-feira de cinzas, chicercate.net é uma verdadeira pedrada no charco no panorama da comunicação. A força e a virtude do sítio não reside na qualidade do layout  gráfico, mas naquilo que nenhum designer pode colmatar: o conteúdo. Conteúdo este actualizado diariamente e com a particularidade de ser, nas palavras dos autores, “um encontro inédito entre informação e espiritualidade, páginas evangélicas e cireneus na Itália de hoje”.

ChiCercate.net procura ser um sítio muito rico em propostas – continua Bernardelli – aproveitando todas as linguagens: do vídeo à infografias, dos monólogos teatrais à música. Há propostas ad hoc pensadas pelas famílias para as famílias. Tudo com uma atenção particular à dimensão social: as contas Facebook e Twitter não só como vitrina, mas espaço a aberto para procurar juntos. Propomos ainda um concurso fotográfico, dirigido de modo particular à geração que ama exprimir-se com as imagens”.

Todos os menus do site merecem uma visita demorada, mas há um que merece uma visita cuidada. Convido, por isso, o leitor a dar um mergulho no menu “immergersi”, literalmente “mergulhar”, em português. Aqui, encontrará páginas — cada uma delas com um coordenador(a) que faz um comentário explicativo e/ou introdutório — dedicadas ao vídeo, à arte, à literatura, às canções, à música clássica. Os comentários e introduções são de uma indiscutível qualidade e profundidade, não cedendo os autores à tentação da erudição.

Cereja em cima do bolo a proposta para todas as sextas-feiras da quaresma: uma Via-Sacra construída a partir das notícias da semana, “para fazer cruzar a Paixão de Jesus com os calvários pequenos e grandes de hoje”.

Nesta quaresma não se esqueça, junte às práticas tradicionais (oração, jejum e esmola) a internet!

PartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn1Pin on Pinterest0Email this to someonePrint this page

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>